terça-feira, 10 de novembro de 2015

Registros Geológicos de Campo

Fazer boas anotações de campo é uma parte essencial do mapeamento geológico e do trabalho de campo. Sua caderneta de campo está entre as mais importantes peças de equipamento que você levará todos os dias e deve ser útil para outros geólogos que não estão familiarizados com a área em que você está trabalhando.

A caderneta de campo contém o registro dos principais dados que você recolhe no campo. Em particular, deve conter notas sobre onde os dados foram coletados, as relações entre os diferentes corpos rochosos, suas características de composição e textura, e características internas. Geralmente também registra a localização de quaisquer amostras coletadas, a posição e orientação de todas as fotografias tiradas, referências cruzadas a informações publicadas e notas sobre quaisquer ideias que você tenha para interpretação ou questões levantadas por suas observações. Além disso, o bloco de notas geralmente liga todos os outros componentes que você pode ter usado para registrar dados e ideias no campo. Por exemplo, um banco de dados eletrônico armazenado em um equipamento geofísico, mapas de campo, figuras anotadas e folhas de registro gráfico.

Uma maneira de pensar em sua caderneta de trabalho é como um diário "acadêmico", ou seja, um registro de todas as suas observações, ideias, interpretações e perguntas durante o período de trabalho de campo. Muitas vezes as cadernetas de campo incluem notas menos acadêmicas, por exemplo, o tempo, alguém que você conheceu naquele dia, onde você ficou ou comeu, se estava doente ou seu humor. Isto é porque todos estes servem como uma ajuda de memorização quando você reler suas notas, fornecer informações para viagens futuras e pode ajudá-lo a avaliar quão boas suas notas podem ser para esse dia específico.


Os princípios são igualmente aplicáveis, seja ​​a um notebook eletrônico ou a uma caderneta. Alguns recursos podem precisar ser adaptados para uso eletrônico: por exemplo, o uso de nomes de arquivos sequenciais e lógicos em vez de números de página, criando um índice e / ou arquivos com informações preliminares. 

Boas anotações são legíveis, organizadas, detalhadas e informativas. A organização de suas notas vai determinar como elas estarão acessíveis a outros geólogos. Se outro geólogo não consegue entender o que você está escrevendo, onde você está trabalhando, como seus dados são registrados, o que o levou a interpretar seus dados do jeito que você fez, ou por que você está conduzindo este estudo, em primeiro lugar, pode ser que suas anotações sejam são essencialmente inúteis para qualquer um além de você.

Layout da caderneta de campo

Elaborar e usar um bom layout de caderneta de campo adaptado para atender às suas necessidades e estilo permitirá que você seja sistemático nas notas que tomar. Isso ajudará a garantir que você não se esqueça de componentes importantes e que as informações que você coletar sejam muito mais acessíveis e, portanto, mais prontamente utilizáveis. O trabalho de campo pode ser árduo e difícil, particularmente quando, por exemplo, está chovendo, ventando, muito quente, muito frio, em altitude elevada, ou a localidade é de difícil acesso. Muitas vezes, o tempo disponível para completar a recolha de dados cruciais é limitado devido ao transporte, às horas de luz do dia, às marés e às condições meteorológicas e à despesa global de completar o trabalho de campo. Todas essas restrições significam que a criação de um meio eficiente de coletar dados no campo maximizará seu desempenho.

Páginas iniciais


Quando você começar a usar uma nova caderneta de campo,  coloque o seu nome, endereço, e-mail e quaisquer outros detalhes de contato em um lugar destacado na capa ou imediatamente dentro, para o caso de você deve perdê-la. Sugerimos que reserve até 10 páginas na parte frontal da caderneta, onde você pode inserir um índice e informações gerais úteis. Para o índice de conteúdo, duas a quatro páginas geralmente são suficientes com uma coluna para números de página. Outras informações úteis para estas páginas preliminares podem incluir cópias de figuras de classificação de rocha, listas de verificação (para garantir que você não se esqueça de tomar uma medida crucial ou registrar uma observação importante), abreviaturas e símbolos usados, fotocópias de mapas geológicos ou topográficos das áreas que você visitará, informações sobre quem você precisa entrar em contato para obter acesso à área (por exemplo, gerente de pedreira ou proprietário) e qualquer outra informação que você possa achar útil no campo. Em áreas remotas e semi-remotas, onde a acomodação é limitada, também pode ser útil, tanto na frente da caderneta ou nas entradas diárias (ver abaixo), incluir detalhes breves de acomodações adequadas e locais para comer/comprar provisões, etc., para visitas de retorno.

Lembre-se de atualizar continuamente as anotações, conforme necessário; nunca espere para completar suas notas depois de ter deixado a área do campo, no final do dia. Você deve registrar três tipos distintamente diferentes de observações durante o seu tempo trabalho de campo. Eles incluem: anotações de reconhecimento, de coluna estratigráfica e de mapeamento geológico. Cada uma delas tem seu próprio estilo, mas envolvem grande parte da mesma informação. Exemplos de cada um dos tipos de anotações são fornecidos a seguir.

Anotações diárias

São as anotações realizadas durante o reconhecimento local ou regional de uma área de campo. Elas trazem o registro de todas as paradas que você faz e o registro de suas observações e interpretações que serão referenciadas mais tarde, quando você realizar um trabalho mais detalhado nessa área. Boas anotações ddiárias podem ser uma grande ajuda para entender os detalhes de uma área menor de estudo na região.

As anotações diárias formam a maior parte das informações na caderneta de campo. As informações iniciais devem incluir o seguinte tipo de informação, embora os detalhes exatos dependam da finalidade do trabalho de campo.

Data: Registre a data no início de cada dia. Cada dia de anotações deve iniciar em uma nova página.

Finalidade: Esta é uma frase ou duas abordando o motivo para a realização deste reconhecimento.

Tempo: Grave o clima no início do dia e observe mudanças com a progressão do dia. Rochas parecem diferentes em dias nublados e molhados do que em dias ensolarados e secos.

Número da Parada: (estas são simplesmente numeradas)

Hora: Registre-a para cada parada.

Localização: Pode incluir nomes de ruas, marcadores de milhas de distância, cidades próximas, sistema de coordenadas ou outras formas de identificação de localização. Outra pessoa deve ser capaz de encontrar este local usando suas anotações. Você deve prestar atenção para onde você vai quando se desloca para que possa obter uma melhor compreensão de como uma parada é geograficamente e geologicamente relacionada com a próxima.

Objetivo: Explique a razão porque está fazendo cada parada particular. Poderia ser para obter uma visão geral de uma região, para descrever um corte de estrada, ou alguma outra razão específica. Isto pode ser tão curto como uma única frase. Exemplo: Para descrever afloramento ao longo da estrada, que é representativa da sequência Cambriana na região.

Além disso, considere inserir outras informações, como:

• Notas sobre o clima e quaisquer outras informações que o ajudarão a lembrar o dia do campo. Também pode ser uma característica proeminente na paisagem ou seus meios de acesso.

• O (s) nome (s) de seu parceiro de campo ou os outros membros da equipe de pessoas com quem você está trabalhando.

• Quaisquer notas sobre restrições de acesso, permissão, arranjos logísticos e discrepâncias entre o mapa topográfico ea realidade no terreno.


• Informações de localização mais detalhadas, conforme apropriado. Isso pode tomar a forma de referência à literatura, uma referência de grade, longitude e latitude, referência a um mapa topográfico detalhado e / ou um mapa de esboço. Os mapas de esboço são particularmente úteis para a área imediatamente adjacente ao (s) sítio (s) onde você precisa de informações com alta resolução espacial.

Observações e Dados: Estes podem tomar muitas formas: afloramento e descrição de amostra mão, dados estruturais, colunas estratigráficas e esboços. Esta é a parte mais importante de suas anotações e deve ser o quanto possível mais detalhada, organizada e legível.

A maior parte das informações referentes às atividades pode ser de uma das seguintes formas: (1) esboços de campo, incluindo mapas, seções transversais e diagramas de paredões e características individuais; (2) notas escritas ou tabelas dos dados coletados; (3) notas escritas detalhando a interpretação e ideias suas e de outros; (4) informações sistemáticas sobre amostras colhidas e fotografias tiradas; e (5) referência a outros conjuntos de dados utilizados no campo (tais como mapas de campo e literatura publicada).

Interpretação: Esta é separada de seus dados e é a sua explicação do que você está observando, como isto chegou ali, e seu significado. Ela é sempre aberta à discussão, ao passo que os seus dados não são.




Dicas gerais

Referência cruzada: Numere as páginas da sua caderneta. Isso permitirá que você faça uma referência cruzada, indique onde notas e figuras podem ser continuadas, fornece referências a outros documentos e produz uma lista de conteúdos para facilidade de acesso a informações em uma data posterior.

Uso do espaço: Dê um espaço entre suas anotações para que haja espaço para adicionar mais notas se você revisitar a localidade ou para registrar a localização das amostras. Espaço extra também é útil se você quiser adicionar interpretação mais tarde, ou uma discussão que você teve com colegas sobre os dados em uma fase posterior. O espaço também torna as notas mais fáceis de seguir.

Organização: Use cabeçalhos e subtítulos que tornem as anotações muito mais fáceis de encontrar (veja exemplos abaixo). Conceba um sistema para mostrar a hierarquia desses títulos. Por exemplo, use uma caixa ao redor do cabeçalho principal e um sublinhado para os outros (veja exemplo abaixo).




Registre ideias e pontos de interpretação de uma maneira diferente, por exemplo, em uma coluna separada ou em uma "nuvem". Outra dica é usar um lápis colorido/caneta à prova d'água para escolher notas especiais que são importantes para a tarefa em andamento: por exemplo, números de amostra ou números de localidade ou fotografias. As informações também podem ser organizadas ordenando-as em colunas. Veja os exemplos abaixo.





Atenção: o texto acima foi traduzido livremente, extraído e modificado de> 

- Illinois State University. Field geology: guidebook and notes, 2013 version. 
- COE, Angela. Geological Field Techniques. UK : Wiley-Blackwell, 2010.

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